Paulo Afonso-BA, 19/08/2022
logo-275x210

Prefeitura coleta lixo, mas o cidadão pauloafonsino precisa ajudar

Por Agência de Notícias RBN

Postado por:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on twitter

É comum os moradores confundirem a responsabilidade do estado e prefeitura em um importante serviço, o do saneamento básico. A atividade é dividida em quatro vertentes: o tratamento da água e esgoto, a limpeza urbana e a drenagem urbana. A prefeitura deve cuidar da coleta do lixo e garantir sistemas preventivos de inundações das ruas. Em Paulo Afonso a prefeitura garante que a coleta de lixo chega a 100% da população e apontam que a maior dificuldade é educar o cidadão a não sujar as ruas.

Sobre a coleta de lixo, é preciso dizer que não é competência unicamente das prefeituras. O governo federal também tem a sua participação, definida na Política Nacional de Resíduos Sólidos. A limpeza das ruas é tarefa das prefeituras, mas a União ajuda na hora da destinação final, financiando a construção de aterros sanitários, já que muitos municípios não têm dinheiro suficiente. Isso é feito por meio de consórcios, onde três, quatro municípios se juntam em um único aterro sanitário, que vai refletir profundamente na saúde local.

Na última semana o repórter Gil Leal, informou que os moradores da Vila Nobre, vem reclamando que algumas pessoas estão descartando o lixo no campo de futebol e com isso atletas tem dificuldades de praticarem o esporte do local. A prefeitura faz a coleta de lixo de porta em porta e não tem a necessidade do morador jogar o lixo em um espaço público, como o caso do campo.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.