Paulo Afonso-BA, 19/08/2022
logo-275x210

Senador Randolfe emite nota de repúdio à censura do STF: “Não se envaideçam, pois todo poder tem limite

Por Agência de Notícias RBN

Postado por:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on twitter
Postado por Agência de Notícias \\\\\ Portal da RBN FM 93 , 5
Patrícia Moraes Carvalho.

* NOTA DE REPÚDIO DO SENADOR RANDOLFE RODRIGUES SOBRE CENSURA AO SITE ANTAGONISTA/CRUSOÉ *

O ministro Alexandre de Moraes, escolhido sem sorteio pelo Presidente do STF para conduzir Inquérito inconstitucional, instaurado para reprimir todos os críticos da Corte Suprema, determinou ao veículo “O Antagonista” que se abstenha de divulgar notícia em que o Ministro Dias Toffoli é associado a delações de Marcelo Odebrecht.

A decisão ainda intimida seus jornalistas, intimando-os para que prestem esclarecimentos à Polícia Federal.

A decisão está partindo apenas de uma fração do Tribunal que se julga acima do Estado de Direito: advirto para que não se envaideçam, pois todo poder tem limites e o período ditatorial brasileiro já foi deposto há décadas.

A sociedade brasileira não tolerará esse abuso que mancha a imagem e a História do STF.

O que se verifica é um claríssimo aparelhamento de processos judiciais para perseguir e silenciar a crítica: nenhum país que se pretenda democrático persegue jornalistas desta forma desassombrada, à luz do dia.

O que se está a presenciar deixaria regimes despóticos com inveja: alguns poucos ministros criam instrumentos artificiosos para se comportarem como julgadores e acusadores de uma causa simultaneamente, usurpando atribuição do Ministério Público e da Polícia.

Registro meu repúdio a essa decisão, que avilta a nossa Constituição, amesquinha o papel da Suprema Corte e desfere um duríssimo golpe à nossa democracia e ao nosso ideal de uma Imprensa livre, que cumpra com coragem seu papel de informar tudo a todos, sem qualquer hesitação.

 

RANDOLFE RODRIGUES
Senador da República
Líder da Oposição

 

LEIA MAIS

Carvalhosa: “Decisão de Moraes sepultou o STF, que virou um poder ilegítimo”

 

                Postado por Agência de Notícias \\\\\ Portal da RBN FM 93 , 5
Amanda Nunes

Carvalhosa: “Decisão de Moraes sepultou o STF, que virou um poder ilegítimo”

O jurista Modesto Carvalhosa, autor dos pedidos de impeachment de Gilmar Mendes e de Dias Toffoli (que ainda será apresentado no senado), disse que a decisão de Alexandre de Moraes, do STF, de censurar a Crusoé e O Antagonista é “sinal de decadência total” da mais alta corte do país.

“Quando perdem a legitimidade, a autoridade, a credibilidade, a respeitabilidade e a honorabilidade, as instituições apelam para a força. É sinal de decadência total. Com essa decisão, o STF sepulta inteiramente a sua credibilidade e confirma sua desmoralização. A decisão de censurar os sites não tem nenhum fundamento jurídico. O Supremo virou um poder ilegítimo.”

 

Redação do Diário do Brasil

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.