Paulo Afonso-BA, 11/08/2022
logo-275x210

Último dia do mutirão de rastreamento de câncer de mama é nesta quinta (9)

Por Agência de Notícias RBN

Postado por:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on twitter

Por AC Zuca

Nesta quinta, 9, acontece o encerramento do mutirão de exames de rastreamento de câncer de mama, para mulheres de 50 a 69 anos, os atendimentos para as mulheres acontecem das 7h às 18h no Ginásio Esportivo Luis Eduardo Magalhães.

A carreta, que está posicionada no local , oferta exames gratuitos de mamografia e é iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura.

Até o momento já foram realizadas mais de 1.100 procedimentos.  “Esta é uma oportunidade de fazer a mamografia gratuitamente, um exame de grande importância para que a doença seja descoberta o mais breve possível e tratada. As mulheres que estiverem na faixa etária de 50 a 69 anos devem procurar o Ginásio para que possam realizar o exame”, afirma o secretário de Saúde, Ivaldo Sales.

Atualmente, de acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama representa cerca de 28% de novos casos no público feminino. A doença é relativamente rara antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Especialistas apontam que as chances de cura aumentam quando a mulher descobre a incidência da doença no início, o que é alcançado por meio de exames periódicos, como a mamografia. Essa radiografia da mama é imprescindível para um diagnóstico preciso.

Após o exame, a Coordenadora da Atenção Básica, Simone Pimentel, ressalta que existe uma segunda etapa. “As mulheres em que o diagnóstico apresentar alteração, vão passar por exames de punção e a ultrassonografia para que sejam encaminhadas para os passos seguintes”, afirma.

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.