Paulo Afonso-BA, 19/08/2022
logo-275x210

Prefeito Luiz de Deus destaca melhoramento genético de bovinos para criadores do Raso da Catarina

Por Agência de Notícias RBN

Postado por:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on twitter

Na manhã desta terça-feira (16), o repórter AC Zuca esteve no Parque de Exposições e conversou com o Prefeito Luiz Barbosa de Deus. Na oportunidade o gestor falou da aquisição de seis reprodutores das raças Guzerá, Sindi e Pé Duro. De acordo com o prefeito, o objetivo é aumentar o peso médio dos bois e os níveis de fertilidade, maciez da carne, produção de leite, gordura no leite e rendimento de carcaça.

Os animais serão adaptados em um local cercado e depois em uma outra fase eles serão soltos junto com o rebanho do Raso da Catarina;

“É preciso que explique um pouco a razão disso tudo, estamos em uma região do semiárido e o índice pluviométrico é muito baixo, então quem procura implantar suas forrageiras nessa região, sempre não tem muito sucesso que seria esperado como em outras regiões, então o pessoal procura criar o gado na caatinga solto, quando chove tem uma rama espetacular e o gado habituado naquela região, engorda e dá o lucro que esses criadores esperam, mais eles não tinham uma orientação perfeita e de qual a melhor raça que iria se adaptar a essa região, evidentemente que a melhor da raça era o nosso antigo pé duro, e foi um gado trazido pelos portugueses, mais esse gado tem uma baixa estatura e em questão de arrobação fica muito a dever a outras raças, normalmente esse gado e nove, dez arrobas, que além de não se alimentar bem, é uma raça de pequeno porte”.

Prefeitura adquiri reprodutores das raças Guzerá, Sindi;

Então esse pessoal da região do Juá, Várzea, aqueles locais que criam o gado na caatinga, precisa melhorar a raça desse animais, uma raça que se adapte a pasto em folhagem e de péssima qualidade como essa região que acabo de falar, porque quando chove é espetacular, mais logo que seca fica ruim, então o gado a raça que se adapta melhor a esse tipo de pastagem é o guzerá que vem lá da região da Índia, então nós fomos buscar esses reprodutores lá na Paraíba, que onde é criado essa raça já um bom tempo e é a família Suassuma que cria bem essa raça. Nós compramos três reprodutores guzerá e dois sindi que também são de origem indiana, um gado resistente a pastagem ruim e tem uma qualidade, que dá leite para minimizar o sofrimento deles. Nós compramos esses cincos reprodutores para soltar aqui, para o povo que cria na região com a tentativa de melhorar a qualidade do rebanho que eles criam”.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.