Paulo Afonso-BA, 12/08/2022
logo-275x210

Superintendente em Ações da Saúde destaca como funciona o sistema de regulação na Policlínica de Paulo Afonso

Por Agência de Notícias RBN

Postado por:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on twitter

O repórter AC Zuca, conversou com o senhor Adonel Júnior, Superintendente em Ações da Saúde da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso. Na oportunidade o mesmo destacou como funciona o sistema de regulação para a Policlínica Regional.

Como ter acesso?
Não é possível chegar e ser atendido na Policlínica. Ela atende através de um agendamento feito pelas Secretarias de Saúde dos municípios consorciados, ou seja, dos municípios que se uniram para dividir os custos de assistência à saúde naquela Policlínica.

Quais os pacientes que devem ser encaminhados?
A policlínica está preparada para receber pacientes que não necessitem de cuidado e avaliação imediata do especialista, ou seja, que não precisem de atendimentos de urgência ou emergência. É importante saber que todo paciente encaminhado para a policlínicas deverá permanecer em acompanhamento com a Equipe de Atenção Básica.

Quais as especialidades médicas oferecidas?
Angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia, urologia, podendo ampliar ou substituir por outras especialidades de perfil epidemiológico (do que as pessoas adoecem) da região.

Quais exames podem ser feitos?
Ressonância Magnética (com e sem contraste), Tomografia (com e sem contraste), Mamografia, Ultrassonografia com doppler, Ecocardiografia, Ergometria, Mapa, Holter, Eletroencefalograma, Eletromiografia, Raio-X de 500Am, Eletrocardiograma, Endoscopia, Colonoscopia, Nasolaringoscopia, Colposcopia, entre outros, ligados às especialidades de oftalmologia. A oferta de exames vai depender do perfil da Policlínica.

O que mais pode ser feito?
Biópsias de mama, tireoide, próstata, dérmica, gastroenteral, entre outras. Estão inclusos também os procedimentos de vasectomia, cauterização, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético, a depender do do perfil da Policlínica.

Como vou me deslocar até a Policlínica?
Micro-ônibus dos Consórcios de Saúde circulam pelas cidades e levar os pacientes até a Policlínica Regional de Saúde. Os atendimentos devem ser agendados antecipadamente pelo município onde o usuário reside. Os roteiros de cada micro-ônibus variam de acordo com a região. No caso de Paulo Afonso não terá esse serviço no ônibus, pois a Policlínica se localiza aqui.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.