Paulo Afonso-BA, 12/08/2022
logo-275x210

Pedro Cordel apresenta em Paulo Afonso projeto para as crianças e jovens sobre a importância de se conhecer a cultura e tradições no Brasil

Por Agência de Notícias RBN

Postado por:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on twitter

Apesar da pouca idade, o paulista Pedro Popoff, conhecido como Pedro Cordel vem fazendo história por onde passa. Apaixonado pelo cangaço e a cultura nordestina, o jovem de 16 anos se interessa pelo movimento desde criança, quando assistiu a um filme e se apaixonou.

A sua dedicação a esse ramo da história pôde ser apreciado de perto pelos alunos da Escola João Bosco, que participaram de uma aula show “Brincando de Cordel”, com o jovem pesquisador.

O objetivo do seu projeto é disseminar para as crianças e jovens a importância de se conhecer a cultura e tradições no Brasil, incentivo à leitura, protagonismo juvenil e combate à violência contra a mulher, plantando sementes de amor e cultura por onde passa.

Durante a apresentação, os alunos participaram da aprendizagem do xaxado, momento de muita alegria e diversão. Pedro está em Paulo Afonso a convite do músico Clériston Rios, que é professor de música do município. “Para nós é uma imensa alegria estar aqui em Paulo Afonso e poder mostrar esse trabalho. Voltaremos em breve para poder apresentar nosso projeto para outras escolas”, diz Pedro.

Ele, que é artista em diversas vertentes, é ator, cantor, palestrante, Diretor Geral da Comissão Jovem IOV (Organização Internacional de Folclore e Artes Populares) e ex-presidente da Comissão Infantojuvenil IOV Brasil / Unesco, que protege, preserva e promove todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH).

O jovem ainda é pioneiro no projeto da Cordelteca, uma biblioteca de cordel que tem a sede em Bauru, sua cidade natal. Nomeada Gonçalo Ferreira, em homenagem ao cordelista do Ceará, o local abriga mais de 3 mil cordéis. O espaço também recebe visitações de alunos das escolas de Bauru e região e também apreciadores da cultura. Pedro ainda é poeta com sete títulos de cordéis lançados.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.